terça-feira, 23 de outubro de 2012

Release – Livros para Ouvir
A Secretaria Municipal da Cultura, através da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, juntamente com a APADEV - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, promove no próximo dia 12 de setembro, quarta-feira, às 14h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, a ação intitulada Livros para Ouvir.
Esta ação da Biblioteca Pública, visa a aproximação de pessoas com deficiência visual com a literatura e os escritores, através de encontros sistemáticos, objetivando inclusão social e cultural. É também aberta ao público em geral.
          Iracema Soares, que é membro da APADEV, e que sempre participou como ouvinte da ação Livros para Ouvir, desta vez será a palestrante da tarde. Iracema é natural da região dos Campos de Cima da Serra, município de São Francisco de Paula. Atualmente reside em Caxias do Sul, onde vive já há 50 anos. Neste período passou por diversas fases, sendo marcante a perda da visão.
          Entre períodos de escuridão (cegueira) e cirurgias, inclusive de implantes de córnea, resolveu, com muita coragem e determinação, por em prática seu grande sonho: o de ser escritora. Autora de “Os Caminhos de Rita”, “Tu Eu? Eu Tu”, e “Eu Demente”.
Mesmo tendo estudado apenas até a 4ª série, Iracema é uma apaixonada pela literatura e se sente realizada por conseguir escrever livros: “Quando jovem, não tinha condições de comprar livros. Estudei apenas até a quarta série, mas sempre gostei de ler, até mesmo papéis que eu encontrava no chão eu recolhia para ler. Desde criança, sonhava em poder escrever um livro. Hoje me sinto realizada, por ter lançado três livros”.
 Contaremos também com a presença dos jovens do Grupo Pescar/Pompéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário