terça-feira, 12 de junho de 2012

Reinauguração da Biblioteca Pública

Localizada no prédio da Casa de Cultura Dr. Percy Vargas de Abreu e Lima, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer conta com um acervo de aproximadamente 120 mil livros, distribuídos entre os Setores de Empréstimo Domiciliar, Pesquisa, Coleções Especiais e Obras Raras. Está também à disposição da comunidade o Telecentro Comunitário, Setor de Periódicos e o Livro Livre.
Ao longo de sua história, a Biblioteca Pública Municipal passou por diversas reformas, porém em 2011, teve início a maior delas. A reforma se fez necessária devido ao aumento do acervo, do contingente de público atendido e também por ser uma edificação antiga.
O prédio foi reparado em toda sua parte hidráulica e elétrica, sendo colocada iluminação adequada a cada ambiente, com sistema de segurança através de alarmes e dispositivos contra fogo. Todos os andares foram pintados, ganhando também um novo formato com rampas de acesso a todos os setores e aos banheiros, pensando-se nos usuários que são portadores de algum tipo de deficiência.
Hoje temos uma Biblioteca pensada de forma a que todos tenham acesso aos livros, a partir de uma nova disposição das estantes, proporcionando maior acessibilidade para todos (cadeirantes, por exemplo, poderão transitar com mais facilidade e autonomia).  
Outro grande diferencial é que agora as Coleções Especiais estão abertas ao público e criou-se também uma sala para as Obras Raras, que estão em processo de organização, para posteriormente ser disponibilizado ao público.
A Biblioteca está toda informatizada, através do Sistema Biblio, onde o usuário pode, de sua casa, tomar conhecimento de todo o acervo disponível, seja para pesquisa ou empréstimo, podendo também reservar o livro que deseja retirar. O facebook e o Blog da Biblioteca divulgam de forma clara e ágil todos os eventos que acontecerão, sendo mais um veículo de comunicação entre a comunidade e a instituição.
          Dentro deste contexto, a Biblioteca se propõe a potencializar a inclusão digital, inclusão de portadores de deficiência física ou mesmo inclusão social, seja através de um prédio preparado para receber a comunidade, seja por funcionários capacitados, através de cursos de formação e também pelas ações que são oferecidas através do Programa Literatura Sem Fronteiras. Por todos esses diferenciais é que a Biblioteca Pública Municipal foi eleita, pela Câmara Rio-Grandense do Livro, a “Biblioteca do Ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário